DESCRIÇÃO:
O 5 Hidroxitriptofano (5-HTP) é um precursor do neurotransmissor serotonina. O aminoácido triptofano é convertido em 5 HTP que por sua vez dá origem à serotonina. O 5-HTP é encontrado nas sementes da Griffonia simplicifolia, uma planta natural do oeste da África (Gana, Costa do Marfim e Togo). Esta planta tem sido usada tradicionalmente na medicina africana para inibir diarréia, vômito e constipação, e também como um afrodisíaco.
Por sua vez a serotonina presente no organismo tem diversas funções, tais como: o controle da liberação de alguns hormônios a regulação do ritmo circadiano (o ciclo do sono e do despertar no indivíduo, quando convertida em melatonina), do sono e do apetite. A serotonina também produz um efeito inibitório que acalma e promove sensação do contentamento.
A deficiência do 5-HTP implica em redução da serotonina e por sua vez leva à depressão, descontrole do apetite, desordens obsessiva e compulsiva, fobia social e síndrome pré-menstrual. Também está envolvido no autismo, na ansiedade, bulimia, pânico, enxaqueca, esquizofrenia e na violência extrema.
O triptofano, precursor do 5-HTP (5-hidroxitriptofano), é um nutriente encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, peru e laticínios.
A suplementação diária com L-5-Hidroxitriptofano possui extensa e profunda aplicação no equilíbrio das desordens do SNC, podendo citar o sono, a memória, o aprendizado e a regulação da temperatura e do humor. Também auxilia no comportamento sexual, nas funções cardiovasculares, contrações musculares, na regulação endócrina e na depressão.
BENEFÍCIOS:
- Redução dos níveis de ansiedade;
- Combate a obesidade;
- Enxaqueca;
- Redução de estresse;
- Melhora a qualidade do sono;
- Diminui dores de cabeça;
- Melhora no humor;
- Auxiliar no tratamento de Fibromialgia.
COMPOSIÇÃO:
L-5 Hidroxitrptofano (5htp) 200mg
Excipiente 1 q.s.p.
SUGESTÃO DE USO:
Tomar 1 cápsula 1 vez ao dia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SHAW K; Turner J; Del Mar C . Tryptophan and 5-hydroxytryptophan for depression. Cochrane Database Syst Rev; (1): CD003198, 2002.
EMANUELE E, et al. An open-label trial of L-5- hydroxytryptophan in subjects with romantic stress. Neuro Endocrinol Lett; 31(5): 663-6, 2010.
ROTHMAN RB. Treatment of obesity with "combination" pharmacotherapy. Am J Ther; 17(6): 596-603, 2010 Nov-Dec.
SHELL W; Bullias D; Charuvastra E; May LA; Silver DS. A randomized, placebo-controlled trial of an amino acid preparation on timing and quality of sleep. Am J Ther; 17(2): 133-9, 2010 Mar-Apr. psychological stresses. J Physiol Anthropol. 2012 Oct 29;31:28. doi: 10.1186/1880-6805-31-28.
ORIENTAÇÕES GERAIS
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda- se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Embora não existam contra- indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
10. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
11. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
12. Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
13. A eficácia e resultado do tratamento esta diretamente ligado ao uso correto da posologia e dose recomendada pelo médico ou profissional habilitado, deve-se levar em consideração as diferenças de cada indivíduo como velocidade do metabolismo, doenças crônicas e genética, não podendo ser considerado um produto que tenha efeitos iguais em todos os indivíduos.
14. As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela ANVISA e não configuram propaganda e/ou estímulo à auto-medicação.
15. Seguindo as normas da ANVISA, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do farmacêutico.
16. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
"Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!"
"PRODUTO DISPENSADO DA OBRIGATORIEDADE DE REGISTRO CONFORME A RDC Nº27 06/2010."