RHODIOLA ROSEA Elimina a fadiga e combate alterações de humor!
Benefícios:
- Estimula o sistema nervoso e ajuda os que sofrem de depressão e alterações irregulares de humor;
- Útil para eliminar a fadiga e melhorar o desempenho geral de trabalho;
- Excelente no tratamento de disfunção sexual masculina;
- Aumenta o apetite insuficiente e pode ajudar as pessoas que sofrem de hipertensão e mal-das-montanhas;
- Benéfico para atletas e fisiculturistas.
Posologia: Tomar 1 cápsula diariamente.
Composição:
Rhodiola Rosea........................................400 mg
Excipiente q.s.p........................................1 cápsula
O QUE É:
Rodhiola rosea L. (Crassulaceae) é uma planta nativa da Sibéria ártica, chamada de "Golden Root" (Raiz de Ouro), é conhecida por seus efeitos adaptógenos, demonstrando sua capacidade de proteção contra diversos fatores estressantes endógenos e exógenos. Suas raízes e partes subterrâneas são utilizadas para melhorar a resistência física, performance mental, produtividade no trabalho, longevidade, por elevar os níveis de energia e tratar a fadiga, depressão e infecção. Dentre seus compostos químicos estão fenilpropanoides (rosavina, rosina, rosarina), flavonoides (rodiolina, rodionina, rodiosina), taninos, monoterpenos (rosiridola, rosaridina), derivados do feniletano (tirosol, salidrosídeo), proantocianidinas e glicosídeos fenólicos (ácido gálico). Alguns estudos clínicos demonstraram que administrações repetidas de rhodiola rosea exerceram um efeito antifadiga que aumentou a habilidade mental, particularmente a concentração entre os participantes da pesquisa. A rhodiola rosea também apresenta efeitos benéficos diretos sobre o coração, aumentando a produção celular de energia, com maior disponibilidade de ATP, creatina-fosfato e AMPc, melhorando o balanço simpático/parassimpático, modulando a variabilidade da frequência cardíaca, preservando a eficiência e a reserva de Em estudo randomizado, placebocontrolado, duplo-cego e em cross-over, visando avaliar a eficácia do extrato estandardizado de rizomas de rhodiola rosea contendo salidrosídeo com baixa dose repetida, sobre a fadiga noturna em grupo de médicos jovens e saudáveis durante o trabalho em plantões noturnos, foi utilizado um extrato padronizado de rhodiola rosea na dose de 170 mg (contendo aproximadamente 4,5 mg de salidrosídeo), 1 cápsula ao dia durante 14 dias, avaliando-se o grau de fadiga através de cinco testes para a determinação da velocidade da percepção auditiva e visual, capacidade de atenção e memória recente.
Os resultados finais do estudo mostraram que o índice de fadiga total foi significativamente melhorado após o uso de duas semanas do extrato da preparação de rhodiola rosea com a melhora dos testes de avaliação perceptiva, sem a ocorrência de efeitos adversos na dosagem utilizada.
O estresse é um fator determinante da compulsão alimentar e rhodiola rosea é conhecido por modular as respostas ao estresse, sendo assim seu efeito nessa condição foi investigado. Ratas foram induzidas à condição de compulsão alimentar e administradas com extratos de rhodiola rosea. Resultados indicaram que a compulsão alimentar foi reduzida ou eliminada com os extratos e podem ter energia, além de contribuir para reduzir a ocorrência de taquicardia e arritmias devido à diminuição da liberação de noradrenalina e de adrenalina pela suprarrenal.Resultados promissores apareceram na redução da depressão e ansiedade generalizada. Vários mecanismos de ação contribuem para o efeito clínico do extrato de rhodiola rosea, que incluem interações com o eixo-HPA (comunicação entre hipotálamo-pituitária-adrenal), proteínas Jun N-terminal quinase (conhecida também como proteína quinase ativadora de estresse), óxido nítrico e mecanismos proteicos de defesa. A pouca interação com outras drogas e efeitos adversos durante estudos clínicos fazem da rhodiola rosea um atrativo para utilizá-la como medicamento seguro.
POR QUE TOMAR:
Pesquisadores russos constataram que a rhodiola rosea possui propriedades adaptogênicas. Adaptogênios são substâncias encontradas naturalmente em plantas como a rhodiola rosea e aumentam a capacidade de resistência geral do corpo, estabilizando as funções corporais. Efeitos colaterais mínimos são um dos benefícios das propriedades adaptogênicas da rhodiola rosea.
• Resistência ao estresse: Adaptogênios aumentam a habilidade para usar o combustível das células eficazmente, e aumentam o desempenho geral. Pesquisas indicam que rhodiola rosea tem a capacidade de aumentar a resistência a uma variedade de agentes de estresse químico, biológico e físico.
rhodiola rosea contém adaptogênios, que ajudam o sistema a se adaptar a situações estressantes. Ao tomar uma dose e adaptogênios como rhodiola rosea quando ocorre uma situação estressante, o sistema lida com o estresse de uma maneira saudável e talentosa.
• Recuperação: A rhodiola rosea provou ser popular com atletas devido à sua habilidade de reduzir o período de recuperação depois de um treinamento longo, um benefício da rhodiola rosea. Devido à habilidade adaptogênica de rhodiola rosea, o estresse do sistema que acontece durante um treino físico intenso é gerenciado e balanceado eficazmente.
Os benefícios adaptogênicos da rhodiola rosea também podem sere vistos na capacidade da rhodiola rosea de aumentar os níveis de beta-endorfina no plasma do sangue, e assim a rhodiola rosea ajuda com a prevenção de alterações hormonais que induzem o estresse. Ao tomar extrato de rhodiola rosea os atletas observam uma melhoria geral no desempenho e forma física.
• Memória e concentração: rhodiola rosea também pode melhorar as funções da memória e concentração quando usada consistentemente. Extrato de rhodiola rosea, quando testado em um grupo de estudantes sob condições de estresse de exames, demonstrou resultados positivos. Foram demonstradas melhorias significativas nas áreas de aptidão física e habilidade psicomotora. Participantes do estudo tomando rhodiola rosea também demonstraram uma melhoria no desempenho mental, e bem estar geral. Foi comprovado que rhodiola rosea regula os padrões do sono, menos desejo de sono e também menos fadiga mental e ansiedade. Também foi observada uma maior estabilidade de humor e maior motivação ao tomar extrato de rhodiola rosea. Os usuários de rhodiola rosea demonstraram melhores níveis de concentração. Os níveis de motivação dos estudantes também subiram dramaticamente.
• Câncer: Pesquisas sobre rhodiola rosea sugere que a australia rhodiola rosea pode elevar a resistência a toxinas do corpo. Este aspecto da rhodiola rosea pode ser benéfico no tratamento de tumores. A eficácia de rhodiola rosea como um agente anticancerígeno ainda está sendo investigada por pesquisa sobre rhodiola rosea. Até o momento, rhodiola rosea tem demonstrado benefício potencial, quando usada em conjunto com medicamento anticancerígeno por receita. As substâncias encontradas na rhodiola rosea fortalecem o sistema imunológico, uma necessidade para pacientes com câncer.
• Saúde cardíaca: Outros estudos sobre rhodiola rosea demonstram que a rhodiola rosea oferece benefícios de proteção cardíaca. rhodiola rosea tem sido pesquisada por sua aparente habilidade de moderar danos induzidos pelo estresse e disfunção no tecido cardiovascular. rhodiola rosea demonstra ser promissora para ajudar os pacientes com um alto risco de doença cardiovascular.
No geral, muitos mais benefícios da rhodiola rosea estão sendo descobertos à medida que a pesquisa sobre esta antiga planta rhodiola rosea continua.
EXISTE QUALQUER EFEITO COLATERAL:
Considera-se que o extrato de rhodiola rosea seja bem seguro. Nenhum efeito colateral ou interações foram informadas.
Rhodiola deve ser tomada no início do dia para não interferir com o sono durante as primeiras semanas.
Como a rhodiola tem um efeito antidepressivo de ativação, não deve ser usada em pessoas com transtorno bipolar que sejam vulneráveis a ficar maníacas quando recebem antidepressivos ou estimulantes.
Não tome rhodiola durante a gravidez ou enquanto estiver amamentando. Não existem informações disponíveis sobre a segurança da rhodiola na gravidez ou amamentação.